Este blog será o espaço virtual de registro do Encontros de Biologia, organizados pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFTM. As postagens identificam a edição do evento, e há postagens de Fronteira, entre um evento e outro.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

"A revolução dos dados moleculares na sistemática de plantas"

A História das plantas.
Por: Milton Croppo
O professor da USP especialista em plantas, angiospermas, faz um panorama geral da história das plantas. Vocês sabem qual é a planta venenosa, mais antiga do mundo? Lembram daquele "veneninho" básico, que Sócrates tomou e morreu? Então, aquele veneno vem da planta Cicuta, considerada a planta mais antiga do mundo. As plantas são muito importante na filogenia (relação de parentesco entre as espécies) da vida. Nesse sentido vocês sabem quem deu o grande salto da humanidade? O ícone da Biologia - Charles Darvin. Mas acreditem, foi só no século XX que os dados moleculares, começam a ser mais estudados dentro das plantas. A partir de então e com a micrografia eletrônica e óptica começarem a estudar melhor as flores as sementes, os grãos de pólen, os frutos, e tudo mais. No começo tinha-se apenas dados morfológicos, incluindo assim a anatomia.
A sistemática é um ciência de síntese. Ela está intimamente ligada a taxonomia, classificação e identificação. Quando se fala em dados moleculares logo se pensa em DNA, aminoácidos presentes em todas as proteínas. As proteínas sempre foram muito utilizadas para produzir filogenia. O parecimento da molécula de DNA foi muito importante para a biologia. -1953 descoberta. A filogenia molecular hoje em dia é dominante no estudo sistemático.
os dados moleculares então se tornando cada vez mais importante na sistemática filogenética.
o interessante é que os grandes estudos de plantas com flores (as angiospermas) são feitas em grupos e não isoladamente o que reduz as incidências de erros.


Para saber mais entre em contato: com Milton Croppo / USP - Ribeirão Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário