Este blog será o espaço virtual de registro do Encontros de Biologia, organizados pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFTM. As postagens identificam a edição do evento, e há postagens de Fronteira, entre um evento e outro.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Papel das células da resposta imune de gestantes na infecção por toxoplasmose gondii

Palestrante: Karina Resende de Oliveira

A palestra, por sorte, apresentou alguns conceitos básicos de imunologia, pois nenhuma turma de nosso curso teve esta disciplina ainda. Entre estes conceitos básicos estão as principais células deste sistema, características da resposta imune nata e da resposta imune adaptativa.

O foco da palestra está na resposta imune envolvida na gravidez. Período no qual o organismo da mulher sofre grandes alterações. Afinal uma nova vida está sendo formada dentro de nós. São 9 meses de muita atividade dentro do nosso corpo. 

As informações da palestra são muito ricas, e importantes não só para quem gosta da área, pois apresentam respostas que facilitam compreender este fenômeno tão belo da natureza, a gravidez. O organismo da gestante é muito vulnerável, podendo ser atacado por muitos agentes patogênicos e inclusive o próprio organismo pode tentar afetar o feto, sendo estes fatores as causas de muitos abortos expontâneos. 

Um destes patógenos, o Toxoplasmose gondii, pode vir a nos contaminar por vetores muito fofos: nossos animais de estimação, principalmente cães e gatos. Apesar de os gatos serem os vetores mais comuns, os cães também são importantes por estarem em contato com as fezes de gatos uma vez  que "rolam" entre esses escrementos, o que é muito estimulante para eles. 

O restante da Palestra são resultados da Pesquisa de Doutorado da palestrante e sua equipe, que demonstra a frágilidade do organismo da gestante diante deste agente patogênico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário