O palestrante apresenta alguns aspectos bioquímicos e formas de controle do Streptococcus mutans, principal agente causador das cáries.
Detre os aspectos bioquímicos, o palestrante destrincha neste momento a causa das cáries abordando a síntese de ácidos pela bactéria e as reações envolvidas neste processo. alguns inibidores desta bactérias eram usadas para a inibição da mesma, no entanto pesquisas revelaram inibidores muito mais potentes para o combate de Streptococcus mutans. Esta pequisa foi publicada pelo laboratório de pesquisa qual o palestrante faz parte.
Alguns aspectos da bioquímica de substâncias que estimulam o crescimento de Streptococcus mutans também são abordados, entre eles a Sacarose.
Nesta palestra também estamos tendo a oportunidade de aprender sobre técnicas de isolamentos de Mutantes morfológicos, e técnicas gerais de microbiologia. Como por exemplo cultura de bactérias anaeróbicas.
Me fascina como a Biologia consegue interagir entre suas diversas áreas, para quem está no 6 Período pode ver também a aplicação das ultimas aulas de genética em pesquisas um pouco diferentes. A aplicação das técnicas de PCR para a análise das bactérias mutantes, e isso tudo voltado para a área odontológica. Incrível não é? A partir de todas essas análises foi possível perceber que estas bactérias fixam-se muito bem nos dentes na presença do açúcar sacarose, o que não ocorre da mesma forma com outros açucares. A partir desta primeira conclusão verificaram a quantidade de flúor necessários para impedir a proliferação das bactérias, o que demonstrou que parte dos anticépticos bucais do mercado não possuem a quantidade necessária para impedir a formação de cáries.
Na minha perspectiva esta palestra demostra uma área de atuação possível para os biólogos, que nós muitas vezes desconhecemos. Para quem gosta de Microbiologia alguns eu sei de cor: Tayssia 6º Período e Renato 3ºperiodo- ) devem ter adorado ainda mais a palestra. Estou certa? Quem mais que gosta da área de microbiologia ai?
O palestrante também trouxe informações sobre uma tal de Terapia fotodinâmica, me desculpem mas não entendi como funciona. Se algum leitor aqui poder ajudar, ficarei muito feliz que possa colaborar com um comentário. Me parece que está envolvida com aquela luzinha que colocam no nosso dente quanto fazemos alguma restauração dentária.
Agora estamos terminando a Palestra, com uma pergunta interessante da platéia, e a ÚNICA até agora. Para finalizar gostaria de comentar que achei muito interessante a quando o palestrando se refere a seus estagiários ou funcionários do Laboratório, sempre resaltando suas competências, dizendo seus nomes na apresentação e apontando as fotos em que eles aparecem, da um ar tão mais humano na palestra.
É isso, agora vamos para o Coffee Break!!!!!!!!
By: Thaiane
Nenhum comentário:
Postar um comentário